terça-feira, 16 de agosto de 2011

NEN e Museu de Mação realizam miniscursos em 'Antropologia Física' e 'Introdução ao Estudo de Indústrias Líticas'

O Núcleo de Estudos Negros (SC, Brasil) e o Museu do Sagrado do Vale do Tejo (Museu de Mação)/Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), realizam, em setembro, dois eventos ligados à arqueologia, que são:

Minicurso Antropologia Física - 14/09/2011
Ministrado pela Dra. Mercedes Okumura, aboradará, dentre outros, sobre como a arqueologia atua no que tange aos esqueletos: morfologia, identificação, doenças, dna, etc. No encerramento, a palestra: "Diversidade Morfológica Craniana, Micro Evolução e Ocupação Pré-Histórica da Costa Brasileira".
Estão sendo disponibilizadas 50 vagas, com inscrições no valor de R$ 30,00.

Curso Livre de Introdução ao Estudo de Indústrias Líticas - 15 e 16/09/2011
O curso será ministrado pelos arqueólogos: Sara Cura, Pedro Cura e Tânia Tomázia.
O curso visa discutir sobre os objetivos do estudo de indústrias líticas, considerando sua relação com a restante cultura material de acordo com diferentes conceitos de 'Cultural'. Serão transmitidos conhecimentos de estudo e análise prática, bem como a introdução a duas grandes metodologias de estudo - Tipologia, Tecnologia, seus objetivos e modos de aplicação. O curso terá ainda uma componente prática essencialmente baseada no talhe experimental que enquadra os conhecimentos básicos. Durante o curso será fornecida bibliografia essencial para cada um dos conteúdos abordados.
Estão sendo disponibilizadas 25 vagas, com inscrições no valor de R$ 100,00.

Os cursos serão realizados na sede do ITM - Instituto Terra e Memória, na cidade de São José (SC) e a certificação será expedida pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN) e Museu do Sagrado do Vale do Tejo (Museu de Mação)/IPT.
Comissão Organizadora: Luciana Ribeiro (arqueóloga), Tânia Tomázia (arqueóloga) e João Carlos Nogueira (sociólogo)

Mais informações:

  © Free Blogger Templates Autumn Leaves by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP